Trombose, varizes e anticoncepcionais: como o medicamento influencia

Trombose, varizes e anticoncepcionais

Uma das perguntas que respondo é se varizes e anticoncepcional têm alguma relação. Adianto que sim, mas não é o único fator. O medicamento pode não ser o vilão ou, ainda, sozinho, não ter força para causar o surgimento das varizes.

Elas surgem devido a problemas principalmente genéticos, com veias que tem uma parede mais fraca, o que provoca sua dilatação e as entorta, o que causa dor, inchaço e queimação. Aparecem principalmente nas pernas e é um problema que acomete mais o público feminino, porém, também é muito frequente nos homens. 

Há um outro problema preocupante em relação aos anticoncepcionais orais, o aumento do risco da trombose.

Neste artigo, vou mostrar quais as reais preocupações você deve ter. 

Qual hormônio causa varizes?

Na verdade, hormônios. O estrogênio (principalmente) e a progesterona influenciam o surgimento de varizes.

O estrogênio é capaz de interferir nas paredes das veias e, então, causar varizes.

Já o progesterona dilata as veias e interfere no fluxo sanguíneo. O próprio corpo produz tais hormônios, às vezes em quantidades maiores que dos anticoncepcionais. Assim, mesmo sem o uso de anticoncepcionais com esses componentes, as mulheres podem ter varizes. Sem contar que há outros fatores de risco, como vou abordar mais adiante.

Fato é que, a progesterona e o estrogênio alteram a permeabilidade e viscosidade do sangue. Como consequência, pode haver problemas na coagulação e vasodilatação.

“O tipo de hormônio, estrógeno e/ou progesterona, a dose do estrógeno contida e o tempo de uso da pílula são determinantes no desenvolvimento dessas doenças”, afirma meu colega Breno Caiafa, angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro.

Minha conclusão, é que se já houver predisposição genética e a mulher se enquadrar em outros fatores de risco, o uso de anticoncepcionais pode ser decisivo para aparecimento das varizes. Estudos da área e colegas de especialidade compartilham da minha visão.

Risco de trombose com anticoncepcional

Varizes são um problema que pode aparecer com o anticoncepcional, mas há um outro bastante importante também: a trombose. O estudo Oral contraceptives, venous thrombosis, and varicose veins do Royal College of General Practitioners’ Oral Contraception Study traz dados preocupantes.

Os riscos tanto da trombose profunda quanto superficial aumentam muito com o uso do contraceptivo oral, de acordo com o artigo publicado no The British Journal of General Practices.

Os riscos de trombose venosa profunda é de quatro a 17 vezes maior entre mulheres que usam anticoncepcionais. Já a trombose superficial tem risco aumentado de duas a 41 vezes.

Não há evidências científicas sobre diminuição do risco quando as mulheres param de usar o anticoncepcional.

Ou seja, antes de usar um anticoncepcional oral é necessário refletir sobre o custo-benefício para cada mulher.

Qual o melhor anticoncepcional para quem tem problemas vasculares?

Quando falo em refletir, levar os pontos positivos e negativos é ainda mais importante para mulheres com problemas vasculares. A boa notícia é que as pílulas anticoncepcionais modernas evoluíram bastante em relação aos efeitos colaterais.

Já há contraceptivos orais sem estrogênio, os quais diminuem o risco de varizes, trombose e vários outros problemas causados pelo medicamento.

Converse seu médico de confiança, discuta outras opções. No final, a decisão é sua, porém, é preciso que seja uma escolha consciente, em que você saiba todos os prós e contras do método escolhido.

Outras causas de varizes e trombose

Como mostrei, o anticoncepcional, no caso das varizes, pode causar ou não o aparecimento delas. Ele não pode sim ser o que falta para varizes surgirem ou piorarem. Dessa forma, se você tem alguns dos fatores de risco abaixo, as chances de ter varizes depois de começar a usar contraceptivos orais com hormônios é muito maior.

  • Sedentarismo
  • Ficar muito tempo na mesma posição
  • Má alimentação
  • Predisposição genética
  • Obesidade

Infelizmente, sobre a trombose não posso dizer que o anticoncepcional não é vilão. Como a pesquisa do Royal College of General Practitioners’ Oral Contraception Study mostrou, o risco aumenta muito com os contraceptivos.

Os demais fatores de risco são:

  • Pílula anticoncepcional.
  • Histórico familiar.
  • Obesidade.
  • Gravidez e parto.
  • Lesões ou cirurgias nas pernas ou nos pés.
  • Machucados.
  • Uso de medicamentos que interferem na coagulação.
  • Períodos acamados longos.
  • Idade (pessoas com mais de 60 anos tem mais chances de desenvolver a doença).

Como evitar surgimento de varizes e trombose

As formas de prevenir varizes e trombose é basicamente a mesma. E, o melhor, também vão te ajudar a evitar vários problemas de saúde.

  • Levantar-se de tempos em tempos. Um bom exemplo é 10 minutos em movimento a cada 50 sentado.
  • Exercitar-se.
  • Boa alimentação.
  • Evitar o uso de anticoncepcionais hormonais.
  • Diminuir consumo de álcool.
  • Não fumar.

Acompanhamento vascular e com ginecologista

É muito comum encontrar mulheres que escolhem o anticoncepcional antes de passar por uma consulta médica. O ideal é escolher o método contraceptivo após orientação de um bom ginecologista. No caso daquelas com fatores de risco ou que já têm ou tiveram varizes, marque uma visita a um especialista também.

Informar-se, como você fez ao ler este artigo, é fundamental, mas não substitui um atendimento individual, em que são consideradas as suas particularidades.

Até o próximo artigo e cuide-se!