Endolaser: procedimento minimamente invasivo reduz riscos e incômodos de remoção da safena
A medicina evolui não apenas para curar mais doenças como também para dar mais conforto e diminuir riscos. O endolaser é uma das técnicas mais modernas, é considerado um tratamento de ponta devido aos muitos benefícios que trouxe em relação às cirurgias tradicionais para safena e varizes perfurantes.
Minimamente invasivo, não requer preparação nem que o paciente fique internado ou de repouso. O período de internação no hospital não chega a 24 horas. Existe a possibilidade de também ser realizado em consultório.
E o melhor de tudo: o endolaser para safena e varizes é mais eficaz e seguro como vou mostrar em detalhes neste artigo.
Como é feito o endolaser para safena e varizes?
É bem simples. Primeiro, o paciente recebe anestesia local. É feita uma pequena punção na pele para inserir uma fina agulha com fibra laser no interior da veia do paciente logo em seguida. Também utiliza-se ultrassom para saber exatamente qual segmento da veia deve ser tratado, o que confere grande precisão.
Endolaser substitui cirurgia de retirada da safena
O endolaser é uma substituição à retirada da safena, uma veia que vai da virilha e vai até o tornozelo.
Sem cortes, o local afetado é tratado e a circulação volta ao normal. De maneira técnica, diz-se que tratamos as áreas de aumento do diâmetro da safena que apresentam um quadro de refluxo venoso associado.
Indicadores de que é necessário tratar a safena:
- Dor ou inchaço constantes nas pernas.
- Feridas ou úlceras nas pernas.
- Atraso na cicatrização das varizes.
- Formação de coágulos dentro da veia safena, chamado de tromboflebite
Benefícios do endolaser em relação à cirurgia convencional
Só de imaginar em tratar com laser a maior veia do corpo humano em vez de removê-la em uma cirurgia tradicional dá para sentir alívio, não é mesmo?
Neste tópico, vou mostrar em detalhes ainda mais pontos importantes do endolaser, são benefícios que significam bem-estar, segurança e menos dor para o paciente.
Menos dor
Você não irá passar pelos incômodos dos cortes e anestesia geral com o endolaser, ao contrário das cirurgias tradicionais que requerem grandes cortes. No momento de realização do procedimento com laser também não tem dor. Não existem as dores no pós-operatório associado aos pontos e fios de sutura na reconstrução.
Recuperação mais rápida
A retirada de safena tradicional pode demandar até um mês de repouso. Quando meus pacientes fazem endolaser, 99% deles retornam às atividade normais em 24 horas. A volta às atividades físicas também acontece em menos de uma semana. Dessa maneira, a pessoa não precisa mobilizar uma rede de apoio nem paralisar as atividades de trabalho ou físicas.
Melhor impossível, não é mesmo?
Internação de período curtos
O endolaser é um procedimento que permite a recuperação e alta hospitalar em menos de um dia completo. Após a alta, o paciente não tem limitação das suas atividades desde o primeiro dia de pós-operatório.
Apesar do investimento no endolaser ser maior, você tem uma recuperação que justifica todos os dias de repouso necessários na cirurgia convencional.
Mais rápido
Por ser mais simples, o endolaser também é um procedimento bem mais rápido do que a cirurgia de safena e para remoção de varizes da veia perfurante. Também é eliminado o tempo com preparação e pós-operatório. O tempo de cirurgia sendo menor, também diminui os riscos da cirurgia como período prolongado de repouso ou de uso de anestésicos.
Sem edemas e hematomas
Por ser minimamente invasivo, o endolaser não deixa quase nada de edemas e hematomas.
Contraindições da cirurgia a laser
Quase não há proibições para que uma pessoa passe por uma cirurgia com endolaser, mas o procedimento pode ter algumas restrições para safenas muito dilatadas.
Se seu médico recomendou o endolaser, não se preocupe, você passará por um dos procedimentos mais inovadores da medicina vascular. Também vai sentir bem menos dores e incômodos.
Tire todas as dúvidas com ele e boa cirurgia. Você vai ver o quanto sua saúde e qualidade de vida vão melhorar após o endolaser.